Buscar

Por que você não deve usar sabonete íntimo!

Você chega na farmácia e se sente atraída pelos lenços umedecidos, sabonetes e até sprays perfumados para deixar sua vagina mais "cheirosa e limpinha"... CUIDADO! Sabonete íntimos podem provocar alergias ou até mesmo abrir caminho para uma infecção mais séria.

Isso por que, eles podem conter derivados de álcool, que vão remover a proteção natural da sua pele. Eles também podem alterar o PH vaginal. Para você entender melhor: o PH da região da vagina é 4, considerado ácido. Caso fique mais ácido (3,8), aparece a candidíase. Se diminuir sua acidez (4,5), predispões a outras infecções como vaginose bacteriana. Como a faixa de normalidade é muito estreita, é importante manter o PH natural para o bom funcionamento do sistema imunológico local.

Além disso, NÃO HÁ NECESSIDADE de sabonete íntimo rotineiramente! A vagina tem um mecanismo fisiológico próprio. Ela é colonizada por bactérias, mas tem seus mecanismos de proteção e equilíbrio. O mais importante é que a vulva seja lavada diariamente, com bastante água e sabonete comum, para retirar resíduos. A lavagem no banho é suficiente! Não há necessidade de uma higiene especial. De preferência, escolha sabonetes neutros, sem muito perfume, para evitar irritação ou alergias.


Dra Nathalie Raibolt

Ginecologista, especialista em Patologia Cervical e Vulvar CRM-RJ - 5288532-0 www.facebook.com/dranathalieraibolt


#higiene #saúde #mulher #feminina

9 visualizações