top of page
Buscar

O DIU engorda?

Esse mito leva muitas mulheres a não aproveitarem os benefícios deste método contraceptivo seguro e eficaz. Mas não há qualquer estudo que comprove a relação entre o uso do DIU (seja ele hormonal ou não) e o aumento de peso. Para o DIU de cobre, por não conter hormônio, não há justificativas de mudanças do peso. E quanto ao DIU Mirena, não há ganho de peso que possa ser atribuído ao efeito do hormônio, uma vez que este é liberado em pequena quantidade e com ação diretamente no local (no útero), ou seja, pouquíssima quantidade de hormônio vai para a corrente sanguínea. Algumas mulheres podem perceber um aumento de peso por retenção hídrica, mas nem todo mundo percebe esses efeitos que costumam ser discretos e pouco significativos (comparando usuárias dos dois tipos de DIU: com ou sem hormônio). Mas, para reduzir os riscos de possíveis efeitos colaterais, é fundamental buscar orientação de uma ginecologista antes de escolher o melhor método anticoncepcional para você.

Quem tem muita cólica, por exemplo, não deve optar pelo DIU de cobre. Para quem não deseja parar de menstruar, o Mirena não é indicado... por aí vai! Para cada mulher, o melhor método é o que funciona e gera menos incómodo. O que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.

Dra Nathalie Raibolt Ginecologista, especialista em Patologia Cervical e Vulvar CRM-RJ - 5288532-0 www.facebook.com/dranathalieraibolt

347 visualizações
bottom of page