Alterações no preventivo são motivo de muita preocupação, por conta de sua relação com o câncer. Mas, embora o preventivo procure mesmo alterações que possam se tornar câncer no futuro, as alterações mais comuns dos preventivos não são sugestivas de câncer.
Existem várias alterações celulares que podem aparecer no preventivo. As alterações mais frequentes são benignas e de baixa gravidade; como a "lesão de baixo grau" e "ASC-US". Na maioria das vezes, essas lesões representam uma infecção pelo HPV, com baixa probabilidade de confirmação de doença precursora de câncer de colo do útero nos exames mais específicos.
As doenças precursoras são representadas pelas "lesões de alto grau", que devem ser investigadas por colposcopia e tratadas. O câncer já estabelecido aparece em menor frequência.
A melhor pessoa para avaliar a alteração do preventivo e os cuidados necessários é a sua ginecologista. Nunca deixe de levar o resultado do seu exame para que ela veja e avalie seu caso! Lembre-se: o câncer de colo do útero quase sempre é prevenível!
Dra Nathalie Raibolt Ginecologista, especialista em Patologia Cervical e Vulvar CRM 5288532-0
Veja mais posts como este em nosso Facebook
www.facebook.com/dranathalierailbolt
Kommentare