top of page
Buscar

Testes de gravidez de farmácia são mesmo confiáveis?

Já perdi as contas de quantas ligações recebi de casais descrentes de um teste de farmácia!!! Vamos entender…

Sim! O teste caseiro de gravidez que se compra na farmácia é confiável e bastante fácil de fazer... Contanto que seja usado de forma correta.

Pode não dar certo, por exemplo, se for feito antes do atraso menstrual ou poucos dias depois da concepção. Isso, porque o produto detecta a presença de HCG na urina, um hormônio que só começa a ser produzido quando a mulher está grávida. E só após a implantação do ovo no útero é que os níveis de HCG começam a aumentar, o que acontece por volta do 8o dia desde a concepção. Só é possível detectar a presença desse hormônio na urina ou mesmo no sangue, a partir de um certo nível, por isso é preciso esperar o atraso da menstruação. Senão, qualquer teste de gravidez realizado antes dessa fase pode dar resultado falso negativo.

Resumindo: se o teste de farmácia for POSITIVO, dificilmente estará errado. Mas se ele for NEGATIVO, é preciso ver se não foi feito cedo demais.

Dra Nathalie Raibolt Ginecologista, especialista em Patologia Cervical e Vulvar CRM 5288532-0 www.facebook.com/dranathalieraibolt

27 visualizações
bottom of page