top of page
Buscar

TPM NÃO é frescura!

Conhecida como TPM, a Síndrome Pré-Menstrual é uma condição real, listada nos manuais médicos e que, muitas vezes precisa de tratamento e medicação. Cerca de 75% das mulheres experimentam sintomas leves a moderados durante 7 a 10 dias que antecedem o período menstrual. Há ainda casos mais intensos de TPM  que podem começar até 14 dias antes da menstruação. Esta forma mais severa de síndrome pré-menstrual, denominada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) pode até interferir no desempenho social e profissional de mulher, comprometendo sua qualidade de vida. Sim, algumas mulheres sequer conseguem sair da casa! 



Humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, distúrbios de sono e de apetite, são mais de 80 sintomas listados quando o assunto é TPM e, infelizmente, muitas mulheres demoram a buscar ajuda por conta da falta de informação!



Essas reações ocorrem justamente por causa da oscilação dos hormônios durante o ciclo menstrual. Poucos dias antes da menstruação, há uma acentuada queda nos níveis de estrogênio e progesterona e, com eles, há também diminuição da serotonina, substância que atua diretamente no nosso humor. É uma alteração química cerebral que não há como evitar! Em alguns casos, alguns hábitos podem compensar a queda da serotonina no organismo, como a prática de exercícios físicos, por exemplo. Mas nos casos mais graves é necessário o tratamento com antidepressivos ou com hormônios femininos.



Não se culpe pela TPM! Faz parte do funcionamento do nosso corpo! E se isso te incomoda busque ajuda! 



E, parceiros, vamos ajudar apoiando e compreendendo que esses dias existem e NÃO É FRESCURA!




Nathalie Raibolt

Ginecologia, Obstetrícia e Colposcopia

CRM 5288532-0

www.facebook.com/dranathalieraibolt

17 visualizações
bottom of page